Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




28/02/18

Novos livros na Biblioteca do CLP/C: "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares"

A biblioteca do CLP/C apresenta o livro Causas da Decadência dos Povos Peninsulares  (em castelhano) de Antero de Quental .

-Sobre o livro:

No casino de Lisboa, onde este discurso foi proferido em 1871, Antero de Quental analisava o que levara à estagnação e decadência de Portugal e Espanha a partir do séc. XVI, querendo daí tirar ilações para um futuro diferente. Se hoje o autor pudesse voltar a discorrer sobre o tema, o título da sua conferência seria o mesmo com uma ligeira diferença: Causas da Decadência de Portugal nos últimos 4 séculos e meio, pois 139 anos passaram desde então e, pelos menos em Portugal, continuamos a sentir que nem os nossos representantes têm força mobilizadora, séria e construtiva para reerguer o país nem o povo tem vontade de mudar a sua mentalidade fatalista, deixar de encolher os ombros e construir um Portugal ao nível das suas reais potencialidades. Este texto, mais de que um documento histórico, pode e deve actuar como um despertar de consciências e uma intimação à mudança.

 -Sobre o autor:





Escritor, poeta, filósofo, nasceu em 1842 em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel (Açores), e nessa mesma cidade se suicidou em 1891. Foi o mentor da Geração de 70; a célebre Carta a Castilho, de 1865, desencadeou a "Questão Coimbrã".