Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




15/11/16

Novidades no CLP/C

Aterraram dois livros  no CLP/C A porteira, a madame e outras histórias de portugueses em França de Joana Carvalho Fernandes e Equador de Miguel Sousa Tavares, também adaptado cinematograficamente. 

Capa do livro
França é o país estrangeiro onde vivem mais portugueses. São quase 600 mil. 

Se contarmos com os descendentes, são mais de um milhão. Este livro dá rostos a esses números: conta histórias dos que partiram para combater na Primeira Guerra e decidiram ficar, dos que fugiram da ditadura, da miséria e da Guerra Colonial e não voltaram, e dos que deixaram o Portugal da Troika.

Em 50 anos, os portugueses em França tornaram-se dirigentes associativos, culturais e desportivos, autarcas e empresários (alguns milionários). 

Os seus descendentes foram ainda mais longe: são deputados, embaixadores e até conselheiros de Presidentes da República.




Capa do livro

Equador, o primeiro romance de Miguel Sousa Tavares, foi inicialmente publicado em 2003 e rapidamente se transformou num dos maiores "best-sellers" da literatura portuguesa, com mais de 300.000 exemplares vendidos em Portugal.

Este livro tem, atualmente, traduções em inglês, holandês, espanhol, catalão, francês, italiano, alemão, grego, checo, servo-croata e bósnio, estando presente em mais de vinte países. 

Atingiu os tops de vendas no Brasil e venceu a 25.ª edição do Prémio Literário Grinzane Cavour para o melhor romance estrangeiro editado em Itália.