Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




25/10/16

João Botelho presta homenagem ao cinema de Manoel de Oliveira


À esquerda João Botelho, à direita Botelho junto a Manoel de Oliveira (no papel de padre)
na rodagem de Conversa acabada


João Botelho, cineasta português, estreou o documentário "Manoel Oliveira e eu" onde realiza uma homenagem a Oliveira, percorrendo a sua obra.No filme além do percurso pela obra, Botelho fala da sua relação com Oliveira, de tudo o que aprendeu com ele e inclui no meio do filme a adaptação de uma obra que Oliveira não conseguiu filmar: A rapariga das luvas.

Manoel de Oliveira na ceremónia da Ordem Nacional da Legião de Honra
onde recebeu o título de Grande-Oficial
Manoel de Oliveira, falecido em 2015, foi um dos cineastas portugueses mais importantes tendo realizado 32 longa-metragens.
A sua carreira começou com o filme documental Douro, Faina fluvial (1931) estreado em Lisboa. Este documentário foi o primeiro a tratar do ponto de vista etnográfico o tema da vida marítima em Portugal.
Em 1933, participou como ator no filme sonoro A Canção de Lisboa, de Cottinelli Telmo. 
Em 1942, volta-se a colocar atrás das câmaras  para adaptar ao cinema o conto Os Meninos Milionários, de João Rodrigues de Freitas , retrato de infância no ambiente cru e pobre da Ribeira do Porto. 
Em 1963, une o documentário e a ficção no filme O Acto da Primavera, partidário da corrente da Antropologia Visual no Cinema.
A sua obra interrompe-se até 1971 quando volta com o Passado e o Presente, trabalhando a partir desse momento, ininterruptamente durante 3 décadas.

Para mais informação sobre o documentário visite o seguinte link: