Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




06/04/16

Teoria Geral do Esquecimento semifinalista do prémio Man Booker International 2016



 O livro Teoria Geral do Esquecimento faz parte dos 13 selecionados para o prémio The Man Booker International Prize 2016. Desses 13 o júri anunciará a 14 de abril os 6 finalistas estando o anúncio do vencedor do Man Booker International Prize 2016 marcado para o dia 16 de maio. O vencedor ganha um prémio de 50 mil libras (64,3 mil euros) dividido equitativamente entre o autor e o tradutor da obra. A lista foi selecionada, a partir de um total de 155 livros, por um painel, presidido por Boyd Tonkin, do Independent, que juntou a antropóloga e novelista Tahmima Anam, os académicos David Bellos e Daniel Medin, e a poetisa britânica Ruth Padel.

 Este livro trata a história de uma mulher portuguesa, na véspera da Independencia de Angola em 1975, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício - do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer.
Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.