Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




11/11/14

O Trineto de Eça de Queiroz vence Prémio Leya




No passado dia 17 de outubro, o Prémio Leya teve um novo e jovem vencedor com a obra intitulada O Meu Irmão. O autor premiado tem 24 anos e é trineto do escritor Eça de Queiroz, autor de Os Maias.
O Meu Irmão é o primeiro romance que Afonso Reis Cabral deu por terminado. "É o primeiro que concluo", disse, porque o problema, explica, é que "nunca tinha agarrado uma história que conhecesse". Foi escolhido entre 361 originais, vindos de autores de 14 países, sendo a língua portuguesa o único requisito.
O júri do galardão foi presidido por Manuel Alegre, formando parte também escritores como: Nuno Júdice, Pepetela, José Castello e José Carlos Seabra Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre outros.

Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, em 1990 e cresceu no Porto onde fez o ensino primário e secundário.

 Em 2005 publicou o livro de poemas Condensação onde reúne poemas escritos entre os 10 e os 15 anos.
Anos mais tarde, ficou em 8º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature entre 3532 concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas.

Atualmente é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, instituição onde obteve também um mestrado em Estudos Portugueses.