Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




13/11/14

Ana Margarida Carvalho ganha Grande Prémio de Romance e Novela da APE



A Associação Portuguesa de Escritores (APE), juntamente com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas atribuiu na quinta-feira, dia 6 de novembro, à filha do escritor Mário de Carvalho, Ana Margarida de Carvalho, por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela à obra “Que Importa a Fúria do Mar”.

O júri estava constituído por José Correia Tavares (presidente), Annabela Rita, Cândido Oliveira Martins, José Manuel de Vasconcelos, Teresa Carvalho e Vergílio Alberto Vieira, e avaliou obras de 72 homens e 32 mulheres, num total de 107 candidaturas.
Ana Margarida de Carvalho, licenciada em Direito, desempenha funções como jornalista (na SIC, revista “Ler”, “Jornal de Letras”, “Marie Claire” e “Visão”), quer como repórter quer como crítica de cinema.

Entre outras atividades, também dirigiu ateliers de escrita criativa e é autora de uma peça de teatro, sendo “Que Importa a Fúria do Mar” a sua estreia no romance.

A ação do romance que estreia a autora  inicia-se em 1934, após a célebre revolta operária de 18 de janeiro desse ano, na Marinha Grande, e parte de uma cena em que um homem lança um maço de cartas da janela de um comboio, esperando que alguém as faça chegar à mulher para quem foram escritas.