Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




08/06/11

Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela


I - O Espantoso Jaime Bunda

Jaime Bunda estava sentado na ampla sala destinada aos detectives. Havia três secretárias, onde outros tantos investigadores lutavam contra os computadores obsoletos. Havia também algumas cadeiras encostadas à parede. Era numa destas, a última, que Jaime poisava a sua avantajada bunda, exagerada em relação ao corpo, característica física que lhe tinha dado o nome. O seu verdadeiro era comprido, unindo dois apelidos de famílias ilustres nos meios luandenses. Mas foi numa aula de educação física, mais propriamente de vólei, que surgiu a alcunha. Às tantas, o professor, irritado com a falta de jeito ou de empenho do aluno, gritou:
- Jaime, salta. Salta com a bunda, porra!
A partir daí, ficou Jaime Bunda para toda a escola. (...)

In Pepetela - Jaime Bunda, Agente Secreto, Lisboa, Dom Quixote, 2001.

Esta é uma das obras disponíveis na Biblioteca do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Cáceres. Se quiser ler mais textos deste autor visite-nos!

O nosso usuário Luís García Bermejo acaba de ler esta obra e deixou-nos o seguinte comentário, que muito agradecemos:

Pepetela - Jaime Bunda, Agente Secreto

O Ricardo, o nosso leitor da Escola Oficial de Idiomas de Cáceres, falou de um tal Pepetela, um escritor angolano, muito conhecido - disse ele - no mundo literário.
Pareceu-me interessante e pesquisei na Internet. O que vi lá foi imensa obra literária, mas não havia nada que eu pudesse aproveitar, encontrei apenas um capítulo de um dos seus livros.
O Instituto Camões ofereceu-me o que eu procurava com interesse tão grande. Agora, já li todos os livros do Pepetela que o Instituto Camões possui.
Gostei imenso deles, nomeadamente do Mayombe, uma história sobre a guerra de libertação de Angola das mãos dos colonizadores.
Recomendo os livros de Pepetela a todos os que estejam interessados na leitura do Português de fora de Portugal.
Luís García Bermejo