Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




12/01/11

Artistas mundiais em Elvas




INFORMAÇÃO RETIRADA DO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ELVAS (www.cm-elvas.pt/)

No seguimento de contactos estabelecidos entre o Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), surgiu o projecto de intercâmbio das colecções dos dois museus, concretizado na produção de duas exposições conjuntas: "A culpa não é minha - obras da colecção António Cachola" no Museu Colecção Berardo, e "Fragmentos. Arte Contemporânea na Colecção Berardo", no MACE.

Este projecto é indiciador das relações que actualmente as instituições museológicas, públicas ou privadas, podem assumir, na divulgação das suas colecções e, simultaneamente, na valorização da criação artística nacional e ou internacional.

"Fragmentos. Arte Contemporânea na Colecção Berardo" pretende constituir um percurso através dos vários momentos essenciais na definição do conceito de arte contemporânea. Segundo o curador, Nuno Crespo, "através das obras da Colecção Berardo pode estabelecer-se uma cartografia das principais tensões e problemas que atravessam a arte contemporânea. A partir de algumas das suas obras, consegue-se identificar as rupturas, prolongamentos e acontecimentos que protagonizaram aquela cena artística".
A selecção de obras que constitui esta exposição não obedece a nenhum princípio disciplinar, cronológico ou temático, mas estabelece entre os diferentes protagonistas da cena da arte (movimentos artísticos, artistas individuais e obras) uma rede de prolongamentos e diálogos. Destacam-se nomes como Pablo Picasso, René Magritte, Man Ray, Cindy Sherman, Andy Warhol, entre muitos outros.
A mostra reúne quase uma centena de obras da Colecção Berardo, permitindo acompanhar o panorama da criação nas artes plásticas do século XX, principalmente da arte europeia e americana. A Colecção Berardo é reconhecida no panorama internacional como uma colecção de arte de elevado significado que, além de certos núcleos de excelência, apresenta obras dos principais movimentos artísticos do século XX. A exposição está patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas de 25 de Setembro de 2010 a 23 de Janeiro de 2011.
"A Culpa Não é Minha - obras da colecção António Cachola", reúne cerca de uma centena de obras de artistas portugueses, a maior parte destas criadas durante os últimos 15 anos. Entre a escultura, a pintura, a fotografia, o vídeo e a instalação, artistas como José Pedro Croft, Pedro Calapez, Ângela Ferreira, André Gomes, Suzanne Themlitz, Rui Chaves, Nuno Cera e Daniel Barroca, entre muitos outros, são apenas alguns dos artistas nacionais, residentes ou não, em Portugal. Segundo Eric Corne, curador da exposição, a mostra não pretende ter uma narrativa, apesar de algumas coincidências temáticas entre as obras expostas. Tal como refere, "através do hibridismo próprio da produção artística actual ela permite situar os artistas portugueses no contexto internacional e avaliar a importância que a arte contemporânea tem hoje na sociedade".

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas foi inaugurado em Julho de 2007 e integra a rede de equipamentos culturais da Câmara Municipal de Elvas. Organicamente, insere-se no Sector de Museus e Património da autarquia. Na actualidade, o MACE possui, no seu acervo, mais de quatro centenas de peças da Colecção António Cachola. A colecção é exclusivamente nacional, não tem limites disciplinares, temáticos ou estéticos e pretende proporcionar uma visão global das realidades históricas e criticamente produtivas definidas entre trabalhos de artistas revelados ou firmados nos anos 80 do século passado e a actualidade. Esta exposição está patente no Piso 2 do Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, desde 13 de Setembro de 2010 a 9 de Janeiro de 2011.